Tome banho de sol
Os raios solares exercem múltiplos efeitos sobre o corpo humano. Eles destroem bactérias e outros micro-organismos, por exemplo. A ação antisséptica é produzida pelos raios ultravioleta. Se a dose de radiação solar que a pele recebe for conveniente, todos os processos vitais serão estimulados pela luz visível, assim como pelos raios infravermelhos e ultravioletas. Entenda como eles agem:
Na pele
Dilatam os vasos superficiais, provocando maior afluxo de sangue à pele. Isso contribui para evitar o acúmulo de sangue nos órgãos internos do tórax e do abdômen.
Estimulam a produção de melanina, pigmento celular que confere o tom bronzeado e, ao mesmo tempo, fortalece as camadas superficiais da pele, protegendo-a contra o excesso de radiação solar.
Têm ação bactericida, eliminando diversos micro-organismos. Por isso, ajudam a desinfetar e cicatrizar feridas superficiais.
Nos ossos
Ajudam a formar a vitamina D nas células da pele. Essa vitamina favorece a assimilação do cálcio ingerido com os alimentos, contribuindo decisivamente na formação e bom estado dos ossos.
Nos músculos
Melhoram a irrigação sanguínea e estimulam os processos bioquímicos produtores de energia que ocorrem nas células musculares. O resultado é o maior desenvolvimento e tônus muscular, especialmente benéfico para os enfermos submetidos à imobilização.
No sangue e no metabolismo
Estimulam a hematopoese, ou seja, a produção de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas na medula óssea.
Diminuem o nível de glicose no sangue, aumentando a tolerância aos hidratos de carbono, o que é benéfico para os diabéticos.
No sistema cardiorrespiratório
Estimulam o sistema nervoso simpático, elevando a pressão arterial. Mas, à medida que a pele começa a ficar bronzeada e mais resistente, a pressão arterial e o metabolismo basal diminuem, fazendo com que o pulso e a respiração fiquem mais lentos.
No sistema nervoso
Estimulam as terminações nervosas da pele, influindo favoravelmente sobre o cérebro. Isso provoca uma reconfortante sensação de bem-estar.
No sistema endócrino
Os estímulos luminosos que impressionam a retina são transmitidos ao cérebro em forma de impulsos nervosos que atuam, entre outros órgãos, na hipófise, controlando a produção de hormônios nas demais glândulas endócrinas. A atividade dos ovários e dos testículos, por exemplo, depende em grande parte da quantidade de luz que chega à retina.
Modo de usar
- Abra a janela do quarto e afaste cortinas e persianas.
- Caminhe diariamente ao ar livre, mesmo que esteja nublado.
- Tome banho de sol: alguns minutos de exposição direta são suficientes.
- Se o local em que você trabalha é totalmente fechado, passe alguns minutos ao ar livre no horário de almoço.
- Ao fazer exercícios, prefira estar ao ar livre ou num ambiente bem iluminado e com janelas abertas.
O sol é responsável por 90% da vitamina D de que precisamos. Basta uma exposição direta dos braços e das pernas por 15 a 20 minutos (sem protetor solar).