Respire fundo
O ambiente está poluído, mas respirar ar puro continua sendo vital para ter saúde.
Um dos maiores problemas da civilização moderna é a poluição atmosférica. Dados recentes da Organização Mundial de Saúde informam que todos os anos morrem sete milhões de pessoas no mundo, devido à poluição do ar. Significa dizer que uma a cada oito mortes registradas no planeta se deve a problemas com o ar que respiramos, dentro e fora de nossas casas. Queimadas, fumaça de cigarros, pesticidas, descargas de motocicletas e automóveis, lixo industrial e doméstico estão entre os fatores que contaminam o ar que respiramos.
O ar contém aproximadamente 20% de oxigênio, sendo o restante nitrogênio e outros gases. Uma vez que o corpo humano funciona com oxigênio, cada uma das células precisa receber um suprimento constante e renovado desse elemento, ou então morre.
Diariamente, passam pelos pulmões de uma pessoa 12 m3 de ar, que entra no aparelho respiratório, atinge os alvéolos pulmonares, irrigando uma área superior a 70 m2. O problema é que o mesmo ar que transporta o oxigênio vital também pode levar outros gases menos saudáveis, além de partículas que atingem os alvéolos e outras regiões onde produzem irritação.
Geralmente, a poluição do ar atua como fator coadjuvante na doença de uma pessoa, pois agrava o quadro já existente. Pessoas com doenças respiratórias e cardiovasculares são as mais suscetíveis à poluição atmosférica.
Precisamos respirar
A despeito da poluição do ar, precisamos respirar. Uma pessoa em trabalho sedentário necessita de 300 litros de ar e se estiver fazendo um trabalho físico intenso, vai precisar de 600 litros. Por isso é importante passar o maior tempo possível em contato com a natureza e nas zonas rurais, onde o ar é mais limpo.
Segundo o Dr. Ernst Schneider, médico e autor do livro A Cura e a Saúde pela Natureza, quando respiramos com regularidade, calma e profundidade, além de irrigar o cérebro, o ar chega a todas as partes dos pulmões, fazendo com que o sangue também circule adequadamente por elas. Há também, diz o médico, um aumento da resistência local a infecções das vias respiratórias (laringe, traqueia e brônquios); as mucosidades retidas nas vias respiratórias se mobilizam e saem mediante a expectoração ou tosse; aumenta a resistência às infecções; melhora o rendimento intelectual e reduz a irritabilidade.
- Elimine a fumaça dentro de ambientes fechados.
- Limpe regularmente os dutos de ar e os filtros dos aparelhos de ar condicionado.
- Areje sua casa, abrindo portas e janelas pelo menos uma vez por dia.
- Em dias nublados e cheios de fumaça, faça isso à noite ou logo pela manhã.
- Se possível, durma com uma janela aberta para ventilar o quarto.
- Use purificadores de ar com moderação.
- Não deixe o carro ligado numa garagem contígua à casa ou próximo a uma janela aberta.
- Faça exercícios físicos aeróbicos (correr, nadar, andar de bicicleta, caminhada vigorosa).
- Conserve o motor do seu automóvel regulado e, se possível, deixe-o em casa algumas vezes e vá a pé para o trabalho.
- Beba água, pelo menos seis copos ao dia.
- Mantenha a pele limpa e hidratada.
- Lave os cabelos com frequência.
- Não jogue lixo nem detritos a céu aberto.
- Ao estabelecer residência, procure lugares com melhor qualidade de ar.
- Habitue-se a passar fins de semana e feriados longos fora da cidade.
- Respire o ar puro do campo.
- Não se exercite em locais de tráfego automobilístico intenso.