Menu Páginas
Menu Categorias

Postado por em abr 25, 2017 em Atividades, Destaques |

Eu acredito

Eu acredito

Eu Acredito!

A revista História da Vida nível 1 (maio e junho) convida o aluno a investigar de onde vem a confiança.

 

OBJETIVOS

  • Compreender que o ser humano é propenso a acreditar em Deus.
  • Respeitar a crença de cada pessoa.
  • Saber que podemos conversar com Deus por meio da oração e que podemos confiar nEle.

 

JUSTIFICATIVA 

Conforme expresso na página 8 da revista, estudos apontam que o ser humano foi feito para acreditar em uma divindade. Cabe porém a cada um escolher em quem crer.

Como instituição cristã, nos propomos a apresentar a Deus como o Criador, Mantenedor e Salvador da humanidade.  E que, como tal, pode ser conhecido por meio de seus feitos (natureza), sua palavra (A Bíblia) e pelo testemunho de Jesus Cristo.


CAPA

Solicite que os alunos observem bem a capa da revista. Pergunte: O que a Gi está fazendo? Para que serve a oração? Para quem você ora?

 

Págs. 2 e 3 – Perguntas

Leia a história que introduz o tema, com os alunos. Depois da leitura, pergunte:

  • O que a Gi estava fazendo quando a Luísa chegou?
  • Por ela estava fazendo isso?
  • Como você responderia a pergunta do Quico?
  • O que é confiar? O que é confiar em Deus?
  • Vocês têm o costume de orar?
  • Em que momento você ora?

Ouça as respostas e incentive todos à participar.

Pág. 4 – O que significa ter fé?

A pergunta da página 4 provoca um excelente debate com os alunos sobre a o que significar ter fé (acreditar) e os motivos pelos quais o ser humano tem fé.

Leia para os alunos Hebreus 11:1. Pergunte a eles o que significa “fé”. Solicite que comparem a passagem com o que diz o dicionário.

Conte a história de Daniel, quando foi levado à cova dos leões. (Daniel 6) Pergunte: Por que Daniel continuou orando se sabia que poderia morrer por causa disso? O que será que se passava na mente de Daniel? Ele sabia que Deus o livraria?  Mostre que nem sempre Deus livra as pessoas. Deus livrou Daniel para mostrar a todas as pessoas em quem Daniel depositava total confiança, a ponto de poder perder a vida.

Lembre-os que a fé, a confiança em Deus,  não depende do quanto Ele atende nossos desejos, mas de que Ele sabe a melhor maneira de nos ajudar. Devemos sempre confiar na forma como Deus atua.

Pág. 5 – O que a fé nos ajuda a ter?

Nesta página é feita a pergunta: O que a fé nos ajuda a ter? Ou seja: Em que a fé ajuda o ser humano?

Realize com os alunos a atividade. Eles poderão realizar a atividade em grupos. Os primeiros anos poderão utilizar o alfabeto móvel para organizar as letras e descobrir as palavras. Se houver necessidade, utilize o dicionário para conhecer o significado das palavras.

  • Esperança diante das dificuldade da vida.
  • Certeza de que Deus atuará em nossa vida, porque Ele está no comando de todas as coisas.
  • Respostas para perguntas a respeito de onde viemos e para onde vamos.
  • CORAGEM para agir, que produz resultados.
  • PENSAMENTOS POSITIVOS para avaliar melhor o que fazer em cada situação.
  • Cristo é o único meio de alcançarmos salvação.

Mostre que a pessoa que tem fé, tem esperança, certeza, pensamento positivo, coragem, ou seja, é uma pessoa feliz. Pergunte se conhecem alguém assim, que tem fé em Deus e é feliz. Mostre que eles podem ser estas pessoas.

Págs. 6 e 7 – Como a fé pode ser exercitada?

Pergunte a eles como podem exercitar a fé. Mostre que precisamos conhecer alguém pra acreditar nele, e esse conhecimento conseguimos por meio da Bíblia e que podemos conversar com Deus por meio da oração.

Pergunte: Você fez um pedido para Deus e obteve resposta? Como foi? Você quer compartilhar conosco algumas destas experiências? Ouça com atenção todos os que queiram compartilhar suas experiências

Mostre que Deus também quer estender suas bênçãos a outras pessoas e que para isso conta conosco.  Ele espera que nos preocupemos com os outros ( família, amigos, colegas, profissionais que nos atendem, por exemplo os funcionários da escola), perceber se estão tristes e passando por alguma dificuldade.

Pergunte se eles conhecem alguém que está nesta situação para receber um cartão especial, com palavras de Fé e confiança.

Disponibilize materiais para os alunos confeccionarem os cartões.

Pág. 8 – A Bíblia, revelação de Deus

Mostre a Bíblia como outra forma de revelação de Deus. Apresente histórias de pessoas que confiaram em Deus e fizeram usos de uma ferramenta poderosa: a oração. Pessoas que tiveram as orações respondidas, como:

Ana,  mãe de Samuel ( I Samuel 1)

Servo de Abraão ora pedindo a orientação de Deus ( Genesis 24)

E outras …

Lei com eles o texto da p. 8.

Mostre que sempre podemos acreditar em Deus.

Lembre-os que as pessoas podem ter religiões diferentes e crer em Deus da mesma forma. Devemos respeitar todas as religiões e orar para que nossos amigos conheçam a Deus cada vez mais e tenham fé nEle.

 

Para encerrar as reflexões, convide os alunos para um momento de oração ou realizem um amigo-secreto de oração.