Menu Páginas
Menu Categorias

Postado por em maio 4, 2016 em Atividades |

E houve luz!

E houve luz!

Luz é o tema que estudaremos na revista História da Vida nível 1 nos meses de maio e junho.

 n1_vol2Objetivos 

  • Conhecer diferentes fontes de luz;
  • Descobrir como a luz interfere na natureza;
  • Entender a importância da luz para os seres vivos;
  • Reconhecer que a luz é uma fonte de vida e saúde;
  • Diferenciar a luz natural e artificial;
  • Reconhecer que Deus é infinito e onipotente.

 

Págs. 2 e 3 – História em quadrinhos

  • Enfatizar a diferença da luz criada no 1º dia e os luminares criados no 4o dia;
  • Evidenciar o equilíbrio que encontramos na Natureza, levando o aluno a refletir que temos um Deus Criador e Mantenedor, que se preocupa com cada detalhe para suprir as necessidades dos seres vivos;
  • Enfatizar que a criação de Deus é perfeita para atender as necessidades dos seres viventes no planeta.

Pág. 4 – Dia x noite

Introduza  a atividade com algumas perguntas:

  • Qual atividade fazemos durante o dia?
  • E durante a noite?
  • Será que existe animais com hábitos noturnos?

Apresente imagens/obras de arte que sofreram a interferência da luz natural.

Pág. 5 – Luz: saúde de montão

Após realizar o caça-palavras desafie os alunos a fazerem uma pesquisa sobre a importância da luz natural para os seres vivos.

Divida os alunos em grupos e distribua uma tarefa para cada grupo. Sugestões: criar um cartaz sobre o tema, compor uma música ou poesia usando as palavras em destaque ou um concurso.

Proponha que eles anotem quantos minutos eles ficam expostos a luz solar e em que horário. Aproveite para conscientizá-los da importância do uso do protetor solar e sempre verificar o melhor horário de exposição.

Págs. 6 e 7– Comida de planta

Pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia constatou que 59% dos brasileiros têm pouca ou nenhuma curiosidade por Ciências. A justificativa: a maioria não entende os assuntos relacionados a essa área do conhecimento. Os analistas apontaram que entre os motivos do desinteresse está a deficiência no ensino dos temas relacionados à área, que deveria fazer parte do currículo desde a Educação Infantil.

Portanto, faça a experiência sugerida, aproveite para registrar através do relatório descritivo. Proponha outras experiências como: Brincar com a própria sombra, projetas na parede ou no chão. Pergunte e busque através de pesquisa, como as figuras aparecem? Por que elas são sempre escuras?

Pág. 8 – Então... É a luz de Deus

Após o estudo e realização das atividades, faça uma lista da ação da luz. Confeccione cartaz e distribua entre os alunos para ilustrar com imagens retiradas de revistas usadas.

 

Programa Sugestivo

Com a supervisão da sua coordenadora, reúna-se com os demais professores, para explorar o assunto e traçar metas para apresentação do tema aos alunos. Esta apresentação poderá ser feita em um dos horários da capela da escola ou outro espaço reservado para este fim. Os alunos poderão apresentar músicas, encenações, poesias, jornal ecológico, notícias regionais, etc.

 

Outras atividades

  • Cada aluno ou grupo poderá confeccionar um livro com figuras e produções de texto;
  • Murais;

O projeto deve ser desenvolvido visando proporcionar a toda comunidade escolar uma diversidade de experiências, com participação ativa, visando ampliar a consciência sobre as questões relativas ao meio ambiente.

 

Imagem: Lonely / Fotolia