Menu Páginas
Menu Categorias

Postado por em mar 8, 2016 em Atividades |

Água é Vida!

Água é Vida!

A revista História da Vida nível 1 de março e abril aborda a importância da água.

história da vida volume 1Objetivos

  • Descobrir as causas dos problemas que estamos enfrentando com a poluição e a falta de água;
  • Entender que a água é necessária para a qualidade de vida e saúde;
  • Saber que todos os seres vivos precisam de água para sobreviver;
  • Refletir sobre o uso consciente da água, e por meio de atitudes cotidianas, adotar medidas de valorização da água.

Págs. 2 e 3 – História em quadrinhos

Evidenciar o equilíbrio que encontramos na natureza, levando o aluno a refletir que temos um Deus Criador e Mantenedor que se preocupa com cada detalhe para suprir as necessidades dos seres vivos. Enfatizar que a criação de Deus é perfeita para atender as necessidades dos seres vivos no planeta.

Pág. 4 – Água é vida!

Através da atividade proposta, conduza uma reflexão sobre a necessidade da água para todo ser vivo.

  • Qual a consequência das plantas ficarem sem água?
  • E os animais?
  • E os seres humanos?

Incentive os alunos a tomarem água.

Pág. 5 – Cuidar para não faltar

Esta atividade é excelente para iniciar uma conversa e reflexão sobre o uso consciente da água.

Que tal fazermos cartazes e distribuir nos murais da escola, tentando conscientizar o uso correto da água?

Peça para alunos anotarem em uma ficha como eles fazem o uso da água, desde quando eles acordam até quando vão dormir.

Págs. 6 e 7 – Descobertas da Turma

Faça a experiência sugerida, aproveite para registrar e /ou fazer relatório descritivo.

Veja outra sugestão publicada na Revista Nosso Amiguinho em Setembro de 2011.

descobertas_turma

Pág. 8 – Então...

Apresente o ciclo da água, faça experiências na sua sala de aula ou no laboratório. Veja sugestão no livro de Ciências do 4º ano.

 

Programa sugestivo

Com a supervisão da sua coordenadora, reúna-se com os demais professores, para explorar o assunto e traçar metas para apresentação do tema aos alunos. Esta apresentação poderá ser feita em um dos horários da capela da escola ou outro espaço reservado para esse fim.

Os alunos poderão apresentar: músicas, encenações, poesias, jornal ecológico, notícias regionais, e outros.

Se Possível, convide um técnico da área de saneamento básico ou estação de tratamento da água para uma entrevista.

Música Sugestiva para o programa: Água limpinha/Usos da água/ CD Cante com a Gente (Turma do Nosso Amiguinho), volume 1.

 

Outras atividades

  • Cada aluno ou grupo, poderá confeccionar um livro com figuras e produções de texto;
  • Murais;
  • Passeio sobre as margens de um riacho;
  • Visita à estação de tratamento de água;
  • Caminhada com faixas e cartazes confeccionados pelos alunos , para conscientização da comunidade.

O projeto deve ser desenvolvido visando proporcionar a toda comunidade escolar uma diversidade de experiências, com  participação ativa, visando ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente e levando-o a assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados a proteção e conservação desta fonte.

 

Imagem: WavebreakMediaMicro / Fotolia