Menu Páginas
Menu Categorias

Postado por em maio 8, 2015 em Destaques, Projeto Pedagógico |

A vida começa assim

A vida começa assim

Objetivos
Evidenciar a criação do Universo, seu Criador e Mantenedor, mostrando nossa crença no criacionismo (Gênesis 1 e 2).
Trabalhar com os conteúdos curriculares, contextualizando a origem das plantas, dos animais e do ser humano, ressaltando a providência divina no cuidado e sustento da criação.
A revista História da Vida – nível 1 para os meses de maio e junho trata da origem da vida. Algumas perguntas podem facilitar a introdução do tema junto aos alunos, como: De que maneira surgiram as plantas? Como nasce a ovelha? Todos os animais nascem do mesmo modo? De onde vem o mel? Como você nasceu? Crianças gostam dessas perguntas, mas esteja preparado para as respostas.

Atividades
Para desenvolver este projeto, use como ponto de partida a leitura do livro A Vida Começa Assim (CPB).

1. Fazer leitura coletiva na classe, em três momentos:

a) Da p. 6 a 26 – descobrindo coisas interessantes sobre a vida dos animais (abelhas, galinhas, ovelhas).
b) Da p. 28 a 40 – a fecundação, a gestação e o nascimento de filhotes (vaca/bezerro e cadela/cachorrinhos).
c) Da p. 42 a 58 – sistema reprodutor humano, gestação, nascimento dos bebês, cuidados especiais, amamentação.

Após cada momento de leitura, aprofunde o assunto com mais exemplos, imagens e desenhos. Peça aos alunos que pesquisem sobre outros animais. Convide um profi ssional da área para que as crianças façam uma entrevista com ele e tirem suas dúvidas.

Obs.: Essa atividade é adequada aos conteúdos de Ciências do 5º ano do Ensino Fundamental.

2. Montar uma mostra de sementes (que as crianças devem trazer de casa). Faça a atividade da seção “Descobertas da Turma” da revista História da Vida. Cada criança deve fazer um relatório de observação do processo de nascimento da planta.

3. Para alunos mais novos, da Educação Infantil, 1º e 2º anos, fazer leitura do livro Manchas e Listrinhas (CPB).

a) A criança deve identifi car, descrever e diferenciar as características de vários animais.
b) Proponha a construção da árvore genealógica de cada aluno. Dica: fique atento aos alunos que são adotados ou façam parte de formações familiaresdiferentes.

4. Mostrar diferentes etnias do mundo. É o momento de ensinar que todos somos iguais perante o Criador, feitos à Sua imagem e semelhança. Portanto, temos que respeitar todos os seres humanos e amá-los.